Índice de estoques tem leve queda em maio

Por: Editor NV 64 views

Na comparação com o mesmo mês de 2014, a retração do indicador foi de 13%, diz FecomercioSP

O índice de estoques no varejo paulista registra leve queda de 0,8% em maio, em relação a abril, e passou de 99,2 para 98,5 pontos. Mas na comparação com maio de 2014 o recuo foi de 13%.

Os dados são do Índice de Estoques (IE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que capta a percepção dos comerciantes sobre a quantidade itens estocados nas lojas e varia de zero a 200 pontos. Sendo que cem pontos é o limite entre inadequação e adequação.

De acordo com o levantamento, o volume de empresários que consideram seu estoque muito elevado é de 36,5%, o maior desde o início da série, em junho de 2011. Essa é a terceira quebra de recorde consecutiva. Por outro lado, a proporção de comerciantes que avaliam seus estoques como abaixo do adequado passou de 14,6% em abril para 13,7% em maio.

Para a assessoria econômica da Federação, a queda no indicador se deve ao mau desempenho durante a Páscoa e o Dia das Mães, que contribuiu para a sensação de desconforto dos varejistas.

A instituição acredita que a economia enfrenta um dos piores momentos dos últimos 20 anos, principalmente para o varejo que estava habituado às altas taxas de crescimento. Enquanto a inflação não apresentar sinais de controle, a tendência é que o consumidor se torne mais conservador. Com isso, é pouco provável que o cenário econômico melhore ainda neste
ano.

Leia mais

Índice de estoques tem queda de 4,5% em abril

Percepção sobre estoques piora em SP

Nível de estoques recua 2,9% em março

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.