Quer abrir um negócio? Leia essas 6 dicas antes

Por: Editor NV 272 views

Consultor atenta para pontos importantes que todo empreendedor precisa saber

Empreender nos dias de hoje é mais do que desafiador – é quase um ato de coragem. Não só porque a crise econômica assola o País, mas principalmente porque o Brasil ainda está longe de ser um País receptivo para novos negócios.

Contudo, mesmo sendo um ano difícil, 2015 mostrou que os brasileiros estão vendo na crise uma oportunidade de inovar. O Sebrae divulgou que a taxa de empreendedorismo no Brasil é a maior dos últimos 14 anos, superando a de países como Alemanha, Méximo e até Estados Unidos. A cada 10 brasileiros, 4 estão envolvidos na abertura de um negócio.

E esse número tende a crescer com o aumento do desemprego. De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a taxa de desemprego no Brasil deve continuar crescendo nos próximos dois anos e atingir o patamar de 7,3% em 2016 e em 2017. Com isso, muitos brasileiros encontram, no ato de empreender, uma chance para crescer e ganhar dinheiro.

Para quem quer seguir esse caminho, contudo, há dúvidas de sobra. Quais os segredos para se obter sucesso no próprio negócio? O que preciso saber para empreender e por onde começar?

Para Luciano Lugli, sócio-fundador do Grupo E-Lar, dono da marca Especialista do Lar, especializado em Gestão Estratégica de Negócios e Gerenciamento de Projetos ?entender que não existem segredos para o sucesso e selecionar as pessoas certas no início do negócio é um bom começo?.

Leia também
Taxa de empreendedorismo é a maior em 14 anos

Veja seis dicas que o consultor dá para quem quer abrir o próprio negócio:

1. Planejamento estratégico é imprescindível para orientar os rumos do seu negócio. Ter um plano completo e detalhado com todas as diretrizes, riscos, ganhos, previsão de cenários ajuda a conduzir o trabalho. Sem um planejamento inicial, qualquer caminho servirá como opção.

2. Estudar, pesquisar e entender o mercado. Buscar informações de pessoas que já atuam e atuaram na área para obter conhecimento sobre os vários aspectos do negócio. Esse tipo de acervo fornecerá ferramentas para explorar oportunidades, além de subsídios para a tomada de decisão acertada, não precipitada.

3. Dedicação em tempo integral para o seu negócio. O primeiro passo é saber que você é o responsável por qualquer problema ou resultado, e que nem sempre as tarefas executadas originarão reconhecimento ou serão fáceis e prazerosas. É importante frisar que, faz parte das atribuições do empreendedor, a liderança e isso implica em reconhecer as qualidades individuais da sua equipe e orientar para que se desenvolva e cresça. Afinal, os liderados não farão nada além do que esperam que você mesmo faça.

Leia também
Aceleradora abre inscrição para novos projetos

4. Identificar como funciona o seu negócio na prática. É interessante fazer alguns testes para compreender melhor os riscos e as oportunidades, criando um modelo de negócio sólido e, assim, iniciar um negócio com uma estrutura enxuta, evitando problemas financeiros logo de cara.

5. Uma dica para quem vai abrir um negócio pela primeira vez e tem pouco investimento pode ser procurar uma franquia de confiança no mercado. Neste caso, o novo empreendedor tem maior suporte para levar o negócio adiante, porque o modelo já foi testado por alguém, e porque no modelo de franquia a marca – a franqueadora – precisa ter todo um suporte operacional para o franqueado.

6. O empreendedor precisa ser focado nos objetivos e buscar motivação diária pelo o que faz. Agindo assim, tudo se tornará mais natural e o sucesso virá com o tempo de maturação do negócio.

Leia também
22 cursos gratuitos para empreendedores

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.