Procura das empresas por crédito cai em 2016

Por: Camila Mendonça 60 views

Este foi o pior resultado dos últimos quatro anos, segundo a Serasa Experian. O comércio verificou queda de 3,6% na demanda no ano passado

cred: Shutterstock

A busca das empresas por crédito caiu 2,2% no ano passado, segundo mostrou estudo da Serasa Experian.  Este é o pior resultado dos últimos quatro anos.

No ano passado, a queda foi de 1,9%. Em 2014, houve crescimento de 5% na demanda por crédito pelas empresas.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Segundo os economistas da Serasa Experian, “a baixa demanda por capital de giro, tendo em vista o aprofundamento da recessão, o reduzido patamar da confiança empresarial e as taxas de juros ainda bastante elevadas pesaram negativamente sobre a demanda das empresas por crédito no ano passado”.

No ano passado, a queda na demanda por crédito foi generalizada, com destaque para as médias empresas, cuja queda foi de 12%, ao passo que as grandes empresas apresentaram recuo de 10,4%. As micro e pequenas empresa, por sua vez, apresentaram recuo de 1,7% no acumulado de 2016.

Por setor, o comércio apresentou recuo de 3,6% na procura por crédito. A queda maior foi na indústria, cuja queda foi de 5%. Serviços, por sua vez, teve um recuo de 0,1% na demanda no ano passado.

A análise por região, apenas o Sul apresentou alta, de 0,8% no ano passado. As outras regiões verificaram quedas: Norte (-5,6%); Centro-Oeste (-2,3%); Nordeste (-2,4%) e Sudeste (-1.2%).

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.