As 10 marcas mais influentes entre os brasileiros

Por: Raisa Covre 2.255 views

A quinta edição do "The Most Influential Brands", da Ipsos, conta com apenas uma marca do varejo brasileiro. Confira qual é

Shutterstock
Shutterstock

A identificação com uma marca pode transformar um indivíduo em mais do que um cliente: em um fã. A influência que as empresas conseguem exercer com seu nome tem total ligação com esse sentimento.

Pelo quinto ano, a Ipsos faz o ranking “The Most Influential Brands” para entender quais organizações conseguem influenciar os brasileiros com mais força. O resultado tem sido bastante semelhante nos últimos anos: as empresas de tecnologia dominam o Top 5.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

O Google domina o primeiro lugar, seguido de YouTube e Facebook. “A influência é realmente importante. É difícil de se conquistar, fácil de se perder”, explica Steve Levy, Chief Operating Officer da Ipsos Canadá e idealizador do estudo.

A pesquisa, realizada em 19 países, avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. No Brasil, o levantamento foi feito via painéis online com mais de duas mil pessoas.

O intuito é analisar o público e classificar cada marca dentro de 57 atributos, que medem, por exemplo, se a empresa faz parte do cotidiano dos entrevistados, se entende realmente as necessidades dos consumidores, inspira confiança, etc.

Além de listar as marcas por sua influência, a pesquisa ajuda a entender como outras cinco grandes dimensões – Liderança/ Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade Social e Engajamento – estão correlacionadas com esta influência.

Confira o Top 10

1- Google;
2- YouTube;
3- Facebook;
4- Microsoft;
5- Samsung;
6- Nestlé;
7- Netflix;
8- Colgate;
9- Havaianas;
10- Caixa.

Panorama

Segundo o estudo, em 2016, no Brasil, os drivers que tiveram o maior peso na influência foram Liderança / Inovação (37%), Responsabilidade Social (23%) e Confiança (21%). Mesmo com um peso menor, Presença (11%) e Engajamento (8%) também contribuíram na construção de influência.

Leda Kayano, Managing Director da Ipsos Marketing explica que as empresas de tecnologia, que lideram o ranking, se destacam principalmente no driver de Liderança e Inovação, já que Google e YouTube tiveram a presença de 44% desse parâmetro em seu resultado.

“Isto demonstra que, na atual conjuntura, os participantes elegeram marcas de referência que estabelecem um vínculo de confiança e que transformam a vida dos brasileiros através da tecnologia e de novos formatos de entretenimento. É interessante ver o quanto a dimensão Responsabilidade Social é valorizada no cenário de crise moral e política pela qual passa o Brasil”, diz.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.