Vendas do varejo caem 3,2% em fevereiro

Por: Camila Mendonça 451 views

O número é em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo mostram dados divulgados pelo IBGE. Apenas um segmento apresentou recuperação. Veja

cred: Shutterstock

As vendas do comércio varejista apresentaram queda de 3,2% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados foram divulgados hoje (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esta é a 23ª taxa negativa consecutiva nessa comparação. Considerando o varejo ampliado, que considera os segmentos de Veículos e Material de Construção, o recuo foi de 4,2%.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

As vendas em relação a janeiro caíram menos do que se esperava, em 0,2%. Já o varejo ampliado apresentou uma taxa positiva, com aumento de 1,4%. Esta é a quarta alta seguida do varejo ampliado nesta base de comparação.

Sobre a receita nominal, o varejo restrito teve um crescimento de 0,4%, em relação a 2016. O varejo ampliado apresentou queda de 1,7%.

Segmentos

Considerando as sete atividades analisadas pelo IBGE, apenas o setor de Tecidos, Vestuário e Calçados apresentou aumento em relação a fevereiro de 2016, de 3,6%.

Os demais segmentos apresentaram recuo no volume de vendas. Por ordem de contribuição à taxa global, destacaram-se Combustíveis e lubrificantes (-8,5%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-7,7%); e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-5,1%).

Os segmentos de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%); Móveis e eletrodomésticos (-3,4%); e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-11,9%) vieram em seguida.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.