Consumidores podem fechar compras sem sair do Facebook

Por: Ivan Ventura 1.609 views

A novidade foi apresentada no evento anual do Facebook, o F8. Por enquanto, a experiência de compra na rede social estará presente apenas nos Estados Unidos

A parceria entre Mastercard, Facebook e três varejistas foi feita no evento anual da rede social. Crédito: Shutterstock

A Mastercard anunciou a integração do chatbot, presente no Masterpass (meio de pagamento da empresa global de cartões), ao Messenger, do Facebook. A ideia é oferecer ao consumidor uma experiência completa de compra, ou seja, conhecer, tirar as dúvidas e fazer o pagamento por meio do mensageiro da rede social de Mark Zuckerberg.

O anúncio foi feito no evento anual do Facebook, o F8. Em um primeiro momento, a parceria inclui a experiência de compra em apenas três redes de varejo e todos eles nos Estados Unidos: a FreshDirect (um hortifruti online), Subway (lanchonete) e The Cheesecake Factory (restaurante). Não há previsão de inclusão desses serviços em lojas no Brasil.

Como funciona

No evento, a Mastercard deu detalhes do funcionamento da funcionalidade no Masterpass. Os chatbots empregam Inteligência Artificial (IA) para permitir que consumidores interajam com estabelecimentos comerciais, façam seus pedidos e paguem com o Masterpass forma segura. Tudo isso sem sair da plataforma do Messenger do Facebook.

Hoje, os chatbots equipados com Masterpass funcionam em diversos segmentos da economia e permitem que os consumidores se relacionem com as marcas em espaços virtuais. Aplicativos e plataformas de mensagens como o Messenger estão atualmente entre os 10 apps mais utilizados por bilhões de pessoas em todo o mundo. Os bots também podem ser implementados em todas as carteiras digitais habilitadas pelo Masterpass, incluindo as dos bancos Citi e Capital One.

“A visão Mastercard é apoiar todas as formas de comércio – satisfazendo a toda uma gama de experiências em estabelecimentos comerciais e às necessidades dos consumidores, além de garantir que cada uma das nossas contas seja tão digital quanto as pessoas que as usam. Os chatbots equipados com o Masterpass no Messenger oferecem aos estabelecimentos comerciais e aos consumidores pagamentos digitais inovadores, atraentes e seguros numa plataforma extremamente popular e ativa”, disse Garry Lyons, Chief Innovation Officer da Mastercard.

“A criação de recursos automatizados e com IA, como chatbots para o comércio, facilitará ainda mais a interação com as pessoas de formas novas e engajadoras”, disse David Marcus, vice-presidente do Messenger.

Com a palavra, os varejistas

Durante o F8, executivos das três varejistas falaram sobre a parceria com o Messenger . “Sendo uma empresa de tecnologia de alimentos, é nossa missão garantir que alimentos frescos estejam na ponta dos dedos de todos. Usando todo o potencial do Messenger, podemos engajar nossos clientes numa plataforma que se adequa ao seu estilo de vida e permitir que façam compras facilmente no FreshDirect, além de colaborar na decisão de compra da família e de amigos “, disse o CEO e cofundador da FreshDirect, Jason Ackerman.

Carman Wenkoff, diretor de tecnologia da informação e digital do Subway, disse que a empresa está animada com a inovadora experiência para o cliente. “Nosso bot para Messenger, disponível em mais de 26.500 unidades do Subway nos EUA, é a maior implementação de um bot para Messenger no setor de restaurantes. Estamos orgulhosos de oferecer aos nossos clientes um modo totalmente inovador de fazer pedidos e pagamentos sem a necessidade de estar no restaurante”, disse.

Já o presidente da Cheesecake Factory, David Gordon, detalhou o funcionamento da funcionalidade na rotina da empresa. “Esse bot voltado ao comércio nos permite explorar um novo canal de relacionamento com nossos clientes. A experiência com o bot oferece a conveniência de personalizar um vale-presentes usando o Messenger integrado com a funcionalidade de pagamento do Masterpass, permitindo uma experiência simplificada de pagamento.”

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