O Boticário cria iniciativas a favor das funcionárias que amamentam

Por: Melissa Lulio 551 views

Apesar de ainda haver desigualdade de gênero no mercado, três iniciativas do Grupo Boticário merecem ser citadas como exemplos positivos. Entenda

Shutterstock

De acordo a Câmara Americana de Comércio (Amcham), a maioria das empresas brasileiras ainda enfrenta desafios relacionados à equidade de gênero. A instituição chegou a essa conclusão depois de um estudo realizado em outubro de 2016 com 350 diretores e outros executivos de empresas. Nessa pesquisa, descobriu que na opinião de 76% dos entrevistados e entrevistadas – na sua maioria gestores de RH de empresas dos mais variados portes e segmentos – as empresas ainda não tratam homens e mulheres de forma igualitária na estrutura organizacional e também do ponto de vista de gestão.

Além disso, a pesquisa identificou que 80% percebem a diferença de tratamento em maior escala na promoção de novas lideranças – homens estão mais presentes em nível gerencial. Outros 12% consideram a que a seleção é o momento de maior diferenciação – gêneros acabam sendo mais relevantes do que competências, acreditam.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Para solucionar essa questão, três pontos foram destacados no estudo:

1. 47% destacaram o aspecto financeiro – salários e benefícios seriam igualados;
2. 30% apontaram para o aspecto de recursos humanos – aumento do número de mulheres no quadro de funcionários;
3. 23% citaram a questão jurídica – equiparação de diretos e benefícios, independente de gênero.

Apesar de tamanha desigualdade, existem empresas que se destacam de forma positiva, buscando formas de ampliar os benefícios às mulheres. Um exemplo disso é a preocupação do Grupo Boticário com a questão do aleitamento materno, um assunto que a empresa considera sensível para muitas mulheres que retornam ao mercado de trabalho – uma vez que não conseguem manter a rotina de amamentação com seus bebês.

Sala de amamentação

Preocupado com esse ponto, o Grupo Boticário desenvolveu iniciativas focadas no incentivo da amamentação após o retorno da licença-maternidade. O Espaço Nutriz, por exemplo, consiste em uma sala exclusiva de lactação para esgotamento e armazenamento do leite materno. As salas contam com poltronas, geladeira e bolsas térmicas, além de frascos previamente esterilizados para o armazenamento do leite.

No espaço, as mães podem manter o alimento em uma temperatura controlada até o fim do dia. Após o expediente, a colaboradora pode levar o leite para casa, garantindo assim a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de amamentar os bebês até completar, no mínimo, o segundo ano de vida. Esse projeto fez com que Grupo Boticário fosse reconhecido pelo Ministério da Saúde como a primeira empresa do Paraná a implantar integralmente o Programa Mães Trabalhadoras que Amamentam.

A Sala Nutriz está disponível nas unidades de negócios da empresa em Curitiba e São José dos Pinhais (PR), Camaçari (BA) e São Paulo (SP), que atendem as funcionárias das áreas administrativas e também operacionais.

“Temos uma série de programas voltados para mães e gestantes que oferecem o apoio necessário às nossas colaboradoras para que conciliem maternidade e carreira. Acreditamos que atitudes positivas como essas têm o poder de transformar a vida de cada um e o mundo ao nosso redor”, destaca Graziela D´Enfeldt, diretora de Recursos Humanos.

Atualmente, 56% dos colaboradores do Grupo Boticário são mulheres. Segundo a empresa, elas contam com uma política de benefícios diferenciados – licença-maternidade de seis meses; creche no local de trabalho ou auxílio-babá; entre outros projetos que também podem ser estendidos para a comunidade.

Cuidados com bebês

Além da Sala Nutriz, há também o Programa de Gestantes, lançado em 1999. Por meio dele, o Grupo reúne mulheres – colaboradoras gestantes, esposas de colaboradores e grávidas da comunidade – em 14 encontros, nos quais são feitas troca de experiências, informações e orientações sobre esse momento marcante da vida da mulher. Neste, os pais também são envolvidos, pois o maior objetivo é preparar toda a família para a chegada do novo integrante.

As atividades são conduzidas por profissionais de saúde, como dentista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista e pediatra e tratam de temas como alimentação, cuidados com o recém-nascido, vínculo familiar, aleitamento, vivência de situações práticas da maternidade, entre outros. Essa iniciativa foi finalista do Prêmio Criança, da Fundação Abrinq, em 2016.

Desde 2008, o Grupo Boticário oferece também a iniciativa Baby Care. Por meio dela, são feitas visitas domiciliares de uma consultoria especializada a colaboradoras e esposas de colaboradores. A intenção é ajudar nas primeiras amamentações, no banho e nos primeiros cuidados.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.