Confiança do varejista de São Paulo volta a subir em agosto

Por: Mariana Lima 238 views

Levantamento mostra que, na comparação mensal, o índice de confiança registrou leve melhorias em relação a julho. Confira

O humor do varejista paulistano voltou a subir em agosto. Na comparação anual, o índice que mede a confiança do empresário subiu 20% e em relação a julho deste ano a alta foi de 1,1%, segundo levantamento da FecomercioSP.

As empresas com menos de 50 funcionários foram as mais confiantes, com aumento de 1,1% na comparação mensal. Para o mesmo período as empresas com mais de 50 empregados foram as menos animadas, com leve queda de 0,3% no índice de confiança. Quando comparados com agosto de 2016, ambos os empresários se mostraram mais confiantes este ano, com altas de 19,9% e 33,6% respectivamente.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Indicadores

O indicador que mede a confiança na situação atual do empresário registrou alta de 75,1% quando comparado a agosto do ano passado. Em comparação a julho, o índice também cresceu 2,4%.

O monitoramento das expectativas futuras também foi animador. Em relação ao ano passado o índice subiu 5,3% e na comparação com julho deste ano apresentou leve alta de 0,6%.

As intenções de investimento também cresceram. Na comparação anual a alta foi de 15% e na mensal foi de 0,7%.

Motivações

Para a FecomercioSP a melhoria dos indicadores “está associada ao recente comportamento positivo de diversos fundamentos macroeconômicos. A redução da inflação e as quedas dos juros e do desemprego levaram à estabilização da renda, decisivo para a percepção de melhoria da capacidade de consumo das famílias, o que, consequentemente, melhorou o ritmo das vendas no comércio e, assim, a confiança dos empresários”.

A instituição ressalta, no entanto, que o mercado continua em alerta para possíveis agravamentos na crise política do País, que por consequência podem afetar o humor e confiança do empresário.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.