Conheça os 30 maiores mercados de franquias no Brasil

Por: Editor NV 1.704 views

Levantamento feito pela ABF mostra as principais cidades em números de franquias no País. Estudo aponta ainda tendência de interiorização do mercado

Crédito: Shutterstock

São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as cidades que mais tem franquias do País. Levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra, no entanto, que é no interior do Brasil que o mercado das franquias está crescendo.

A pesquisa apontou as 30 cidades com mais unidades de franquia no País. São Paulo continua na liderança, mas o mercado cresceu apenas 9% entre 2017 e 2016. Já a cidade de São José dos Campos o número de unidades aumentou 13% em um ano.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

No entanto, a maioria (66,7%) das cidades presentes no ranking de franquias ainda é formada por capitais. Das 30 cidades brasileiras com maior número de unidades de franquias, 20 são capitais (66,7%).

Entre as 10 cidades com maior número de marcas, apenas Campinas (SP) não é capital. Considerando-se a taxa de crescimento de unidades no primeiro semestre deste ano, destacam-se quatro municípios que não são Capitais: São José dos Campos, Campinas, Niterói (RJ) e Uberlândia (MG).

Marcas

Quando separadas por cidades com maior número de marcas, São Paulo e Rio de Janeiro também lideram o ranking, mas o terceiro lugar é ocupado por Campinas, com 436 marcas.

O levantamento mostrou que das 10 cidades que mais crescerem em número de redes no primeiro semestre, quatro não são capitais: Campinas, São José dos Campos, Jundiaí e Uberlândia.

“Além da força econômica, isto se deve ao fato de que uma grande parcela das redes franqueadoras tem suas sedes no Estado de São Paulo, portanto a expansão em municípios próximos é um movimento natural na busca de novos mercados”, justifica Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

C onfira o ranking das cidades com mais unidades de franquias no Brasil

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Brasília
  4. Belo Horizonte
  5. Curitiba
  6. Salvador
  7. Campinas
  8. Porto Alegre
  9. Fortaleza
  10. Recife
  11. Goiânia
  12. Belém
  13. Manaus
  14. São Luís
  15. Guarulhos
  16. Ribeirão Preto
  17. São José dos Campos
  18. São Bernardo do Campo
  19. Niterói
  20. Santo André
  21. Florianópolis
  22. Natal
  23. Campo Grande
  24. Uberlândia
  25. Teresina
  26. Maceió
  27. São José do Rio Preto
  28. Sorocaba
  29. João Pessoa
  30. Cuiabá
Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.