GPA mantém investimento de R$ 1,3 bi em 2018 e quer abrir 20 lojas Assaí por ano até 2020

Por: Gabriely Araujo 18.289 views

GPA permanece com estratégia de abertura de novas lojas no formato de atacado, como o Assaí no próximo ano e investimento no multivarejo

Loja da rede Assaí em Suzano, São Paulo. Crédito: Divulgação

O GPA, Grupo Pão de Açúcar, anunciou que manterá o investimento que fez neste ano, de 1,3 bilhões, em 2018.

O foco da rede, porém, continuará na atacadista Assaí. O GPA pretende abrir 20 lojas Assaí por ano até 2020. Só em 2017,  entre outubro e novembro, o GPA abriu nove Assaí no País, quase metade da meta de novas lojas previstas para este ano.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O Grupo também controla as varejistas Pão de Açúcar, Extra e a Via Varejo, que une a Casas Bahia e Ponto Frio.

A estratégia será, então, tanto a conversão de loja das bandeira Extra Hipermercado e a construção de novos pontos do Assaí. Haverá também a conversão de Extra Supermercados em lojas do Pão de Açúcar e de Mini Mercados Extra em Minuto Pão de Açúcar.

“Estamos em momento de calibrar (o investimento) com a geração de caixa… Estamos pondo dinheiro onde dá mais retorno”, disse o presidente-executivo do GPA, Ronaldo Iabrudi, à Reuters durante o GPA Day, dia em que o grupo divulgou estratégias para 2018.

Nos planos da companhia para os anos de 2018 a 2020 estão crescimento de vendas do Assaí acima da inflação de alimentos e a área de multivarejo, que reúne super e hipermercados, apresentando vendas em linha com os preços dos alimentos.

O GPA também espera obter 75 milhões de dólares em sinergias com negócios na América Latina do grupo Casino, controlador do Grupo.

Via Varejo

O GPA colocou a Via Varejo como ativo à venda em novembro do ano passado, mas o vice-presidente de finanças, Christophe Hidalgo, comentou que não há um limite legal de prazo para manter a unidade separada do restante do grupo enquanto aguarda por uma oferta, segundo a Reuters.

A estratégia para o ano que vem será a intensificação da integração das lojas físicas com digitais, e os e-commerces e lojas de rua serão tratadas como ativo único. Para isso, lojas do Ponto Frio e Casas Bahia também passarão por conversões.

Aproximadamente 80 lojas entrarão no conceito “smart”, em formato Premium. Hoje já existem 51 lojas com esse conceito. Outro formato piloto são lojas HUB, com menor raio de distribuição para as entregas.

No e-commerce, a estratégia é expansão do click and collect, que dá a possibilidade dos consumidores de comprarem pela internet e retirarem nas lojas físicas, que, segundo o GPA, representa 22% das vendas.

 

 

 

 

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.