Compras via omnichannel já são rotina para 79% dos brasileiros

Por: Raphael Coraccini 18.908 views

Apenas um quinto dos brasileiros não utiliza mais de um canal para comprar; maioria recorre diretamente a sites e não a buscadores

Crédito: Shutterstock

O estudo “The Shopper Story 2017”, da Criteo, aponta que 79% dos brasileiros fazem compra via omnichannel, ou seja, utilizam uma variedade de dispositivos, canais e plataformas para realizar suas compras. 

A trajetória mais comum ao omnishopper é ter o primeiro contato com o produto em uma loja física e depois realizar a compra pela internet. Em 64% dos casos, os consumidores ocasionalmente concluem esse caminho comprando na internet e em 29% das vezes isso é feito com frequência. 

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O caminho contrário também é bastante comum. Para 62% dos brasileiros, ocasionalmente, o caminho para a compra começa encontrando um produto na internet, o chamado webrooming, e é finalizada no varejo tradicional. Os consumidores que fazem isso com regularidade somam 20%.

Para o varejista, um cliente omnichannel é mais rentável. A pesquisa da Criteo aponta que esse tipo de cliente costuma gastar 7% a mais nas compras on-line e 44% a mais no varejo físico. 

Sites ganham de buscadores

Mais de dois terços dos consumidores brasileiros que já sabem o que querem comprar iniciam a pesquisa pelo produto diretamente no site das empresas e não em mecanismos de busca.

Entre aqueles que sabem exatamente o item que querem comprar, o número de acessos diretos a sites é de 73%. Mesmo os que não procuram por um produto específico tendem a começar a jornada desta forma, com 51%, acessando primeiro o site do varejista. 

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.