Visa lança cartão biométrico que dispensa contato com as máquinas

Por: Raphael Coraccini 3.981 views

Projeto de cartão biométrico para pagamentos foi divulgado na NRF 2018; outras instituições também estão desenvolvendo soluções com essa tecnologia

Crédito: Shutterstock

Durante o NRF Big Show 2018, congresso que acontece em Nova York, a Visa anunciou projeto piloto para um novo cartão biométrico EMV de pagamento com interface dupla que dispensa o contato, ou seja, é acionado por aproximação. O projeto está sendo tocado em parceria com a Mountain America Credit Union e o Bank of Cyprus.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O cartão biométrico têm sensores que guardam a impressão digital do usuário, armazenada no banco por meio de dispositivos eletrônicos. A tecnologia biométrica fornecida pela holandesa Gemalto já é usada no piloto do Bank of Cyprus, do Chipre.

A Visa afirma que a iniciativa, que será gerenciada pelo programa Visa Ready for Biometrics, procura atender a crescente demanda por autenticação biométrica. “O mundo está rapidamente se movendo em direção a um futuro que será livre de senhas, já que os consumidores percebem como as tecnologias biométricas podem tornar suas vidas mais fáceis”, explica Jack Forestell, chefe de soluções comerciais globais da Visa Inc.

Aumento da demanda

Um estudo recente da empresa de cartões de pagamento aponta que 86% dos consumidores americanos estão interessados em autenticação biométrica e 70% acreditam que a biometria facilita o acesso a contas com mais segurança.

O cartão biométrico em teste autentica a impressão digital do usuário, tomada no ponto de venda e registrada no cartão, que é equipado com luzes verdes e vermelhas para indicar o sucesso ou falha da autenticação. É desenvolvido para pagamento sem contato, mas pode ser usado nos terminais tradicionais.

Leia também:

Dafiti inicia testes para pagamentos com reconhecimento facial

 

Com Informações da Biometric Update

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.