Pedidos de falência caem mais de 14% em janeiro no País

Por: Camila Mendonça 1.699 views

Dados da Serasa Experian mostra que as companhias estão reagindo à retomada e buscando soluções antes de fechar as portas

cred: Shutterstock

O número de pedidos de falência de empresas no País caiu 14,1% em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Serasa Experian. Em relação a dezembro, a queda foi de 23,3%. No primeiro mês do ano, 79 empresas pediram falência, contra 103 em dezembro e 92 em janeiro de 2017.

A maior queda ocorreu entre as micro e pequenas empresas: 46 pediram falência em janeiro deste ano, contra 53 de janeiro de 2017.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Ainda assim, esse tipo de empresa é a que mais sofre e tem maiores dificuldades de encontrar soluções que evitem a falência. As micro e pequenas empresas representam a maior parte dos pedidos de janeiro.

Do total dos pedidos as médias empresas somaram 15 pedidos e as grandes, 18 pedidos.

A retomada da economia e queda dos juros, que possibilita o destravamento do crédito, têm ajudado as companhias a se recuperar.

Leia também 
Movimento de consumidores em lojas do País cresceu 6%

Recuperação judicial

O indicador também mensura o número de pedidos de recuperações judiciais. Em janeiro foram requeridos 63 pedidos de recuperações judiciais, queda de 23,2% em relação a janeiro de 2017. Já em relação a dezembro, os pedidos caíram 46,6%.

As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial em janeiro de 2018, com 32 pedidos, seguidas pelas médias (15) e pelas grandes empresas (16).

Leia também
Shoppings iniciam o ano com fluxo maior, segundo a Abrasce

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.