Maioria das empresas com sócias mulheres está em fase inicial

Por: Leonardo Pinto 2.149 views

Pesquisa da Serasa Experian também mostra aumento da participação feminina dentre as mulheres inseridas no mercado de trabalho. Confira o levantamento

cred: Shutterstock

Com a aproximação do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, próxima quinta-feira, a Serasa Experian divulgou um estudo que aponta que 37% das companhias, com mulheres no topo dos negócios, tem menos de cinco anos de existência.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

A predominância, de acordo com o contexto, é de dois anos de fundação, entre as categorias Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas e Pequenas e Médias Empresas. As sócias, em sua maioria, são jovens adultas com idade de 26 a 45 anos. A maior parte pertence às classes sociais C e D.

“Cada vez mais mulheres têm se lançado como empreendedoras no país, por isso vemos a predominâncias de negócios recentes. O caminho do empreendedorismo feminino é importante para cada vez mais inserir a mulher como principal fonte de renda de uma família”, explica Fernando Rosolem, gerente sênior de soluções da Serasa Experian.

Participação das mulheres empreendedoras

Segundo o levantamento, que também se baseou nos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a participação das empreendedoras (empregadoras ou autônomas) passou de 21,7% para 24,3% do total das mulheres que trabalham. O aumento em pontos porcentuais superou o dos homens empreendedores, que passaram de 36,5% para 37,9% dentre os homens que trabalham.

Leia também:
Quem são as mulheres que empreendem no país?

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.