O que são os multifranqueados e como eles se consolidaram no Brasil

Por: Leonardo Pinto 1.537 views

Estudo da ABF revela que grande parte das redes pesquisadas têm presença do perfil de franqueados com mais de uma unidade. Entenda

Crédito: Shutterstock

O franchising brasileiro é uma das maiores marcas do empreendedorismo brasileiro, mostrando sempre o potencial do País. Nesse meio, consolida-se um tipo de empresário que investe em franquias: o multifranqueado. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com o Grupo de Estudos de Franquias da USP de Ribeirão Preto, 84% das redes pesquisadas afirmam ter em seus quadros parceiros de negócios multiunidades.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Essa categoria no universo franchising se ramifica em duas: os multifranqueados, donos de mais de uma franquia da mesma marca, e os multimarcas, donos de mais de uma franquia de marcas diferentes. A proporção de redes que atuam com este perfil de parceiro vem crescendo. Em 2016, 68,5% das redes responderam que tinham esse perfil de franqueado e, em 2017, 74,5% em 2017.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “este movimento dos franqueados multiunidades nas redes reflete uma tendência internacional, que é também uma realidade nos Estados Unidos, e reforça, mais uma vez, o amadurecimento do franchising brasileiro”.

Leia também:
7 Novos modelos de franquia para investir no varejo

Ele contou, em entrevista coletiva, que a entidade vinha notando o crescimento acentuado nos últimos três anos, em grande parte devido às turbulências da economia brasileira. “De fato, contar com parceiros já conhecidos, com capacidade de gestão e recursos facilita a expansão das redes e previne o fechamento de unidades”, completa o presidente.

A ABF atribui a disseminação dos franqueados multiunidades a dois movimentos principais. Do lado do empreendedor, o Brasil formou uma geração mais preparada, com maior experiência na gestão (inclusive dentro do próprio franchising) e com olhar mais de longo prazo. Já as franqueadoras identificam diversas vantagens em expandir a participação dos parceiros já existentes.

As 6 vantagens dos multifranqueados

  1. Agilidade na implantação
  2. Conhecimento prévio do negócio e dos processos
  3. Histórico de bom desempenho
  4. Conhecimento do comportamento do consumidor 
  5. Saída da zona de conforto e maior dinamismo na rotina
  6. Incentivos por expansão e melhores performances

Leia também:
4 Estados brasileiros para investir em franquias

 

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.